em Artigos

Saber quais produtos foram os mais vendidos e quais clientes os compraram. Saber quais são os principais clientes ou qual região compra mais determinado produto. Compreender tudo isso de maneira rápida pode ser fundamental para direcionar as estratégias de uma empresa. Tais dados, com certeza estão presentes no ERP de qualquer empresa, mas como acessar essas informações, cruzando dados e realizando comparações de forma veloz?
Com o apoio da inteligência do Business Intelligence, empresários e gestores podem direcionar os próximos passos, obtendo mais resultados e menos desperdício de recursos. Por meio das análises que o BI fornece, os usuários consegue saber quem são os principais que clientes que faturam mais de 60% do faturamento. Para esses clientes, estratégias de vendas podem ser direcionadas, aumentando descontos ou mesmo fazendo promoção dos produtos mais comprados por eles. Pode-se também investigar porque um cliente que comprava muito passou a comprar pouco, e aí se abre a oportunidade de investigar isso: foi mau atendimento? Preço alto? Concorrente marcando presença? Com as informações que o BI fornece em mãos fica muito mais fácil gerenciar, enxergando oportunidades e riscos.
O BI traz a inteligência aos negócios, proporcionando apoio às decisões, vantagem competitiva frente aos concorrentes e elevando a performance. Mas, deve-se salientar que o princípio do BI é fornecer análises métricas e sintetizadas dos negócios, informações precisas e relevantes, pois de nada adiantaria reproduzir os infinitos dados que um ERP poderia fornecer. A inteligência está também na filtragem, em agrupar os dados da empresa, e em apresentar informações importantes a gestores e empresários para a tomada de decisão rápida.
Com tais informações em mãos, o próprio marketing da empresa que utiliza o BI pode ser melhorado, podendo direcionar a campanha aumentando o nível de retorno e a eficácia, reduz os custos de divulgação e tende a aumentar a fidelidade do cliente.
Não é só a tecnologia do BI que está em alta, mas a possibilidade de obter essa valiosa ferramenta utilizando apenas a internet. BI nas nuvens é a nova versão das soluções em BI da Vistra Tecnologia, empresa brasileira focada em abrir canais de parceria com Escritórios de Contabilidade, Consultores, Entidades de Classe, Empresas desenvolvedoras de Software e Universidade. Por meio de alianças estratégicas a Vistra leva BI a empresas de todos os portes, de qualquer segmento e com soluções que cabem em qualquer bolso. O intuito da Vistra é democratizar o uso dessa tecnologia para as empresas brasileiras, potencializando e contribuindo para o desenvolvimento de organizações e da própria economia do País.

 

Fonte: Portal Contábil SC

Leia também: Versão 1.06 do BXBreports está disponível