em Artigos

Segundo a Wikipedia, o termo Business Intelligence (BI) pode ser traduzido como inteligência de negócios. Refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios.

Ferramentas de Business Intelligence são aplicáveis em qualquer ramo de atividade, segmento de mercado e porte de organização. Até em pequenas empresas que também enfrentam grandes desafios e, a exemplo das grandes, são induzidas mais e mais a tomar suas decisões baseadas em informações.

Samuel Carvalho, analista de mercado de software da IDC, diz¹ “… o investimento em BI vem também de pequenas e medias empresas ” e aponta que, entre os principais fatores que influenciam na disseminação do BI pelas empresas, estão as ferramentas de uso simples, os sistemas flexíveis para processar mudanças facilmente e a definição e controle sobre o significado dos dados.

Assista a um vídeo resumido do posicionamento da Solusoft e suas ferramentas e, ainda, logo abaixo um conjunto de slides abordando conceitos de Business Intelligence.

¹ matéria publicada pelo TI inside OnLine no dia 18/05/2010, sob o título “Mercado de BI movimenta US$ 251 milhões no Brasil em 2009”  

 

Visao geral e conceitos aplicados de Business Intelligence.