Em Artigos

Quanto_Vale_tempoA reflexão em torno desse tema inevitavelmente nos remete ao velho ditado que diz que “tempo é dinheiro”. E pensando bem, sem dúvida, tempo é um dos recursos mais preciosos que a vida nos oferece. Não só porque, dependendo de como for usado, o tempo pode-nos fazer ganhar ou perder dinheiro, mas também porque pode proporcionar-nos boas oportunidades em outras esferas, se bem aproveitado.

No mundo corporativo, em especial, observamos equipes cada vez mais enxutas e consequente acúmulo de atribuições para os membros das equipes em atividade. Essa situação força constantes otimizações de recursos, principalmente do tempo. E, para quem ocupa um cargo que requer tomadas de decisões dentro da organização, sabe o quanto é importante ter informações que lhe permitem decidir com mais segurança, de forma mais certeira e, acima de tudo, mais rapidamente. Em outras palavras, a informação certa, na hora certa, poupa tempo.

Se nos perguntarmos:
– Qual o prejuízo decorrente da falta de informação ?
– Quanto custa o tempo gasto com a apuração de resultados, coleta de dados para acompanhamento de indicadores ou simplesmente para simular o fluxo de caixa ?
– O que tudo o gestor pode fazer com o tempo que lhe sobra quando tem à mão todas as informações que precisa para tomar as decisões certas na hora certa ?
Possivelmente as respostas não serão traduzidas em números absolutos, mas representam números significativos e justificam a reflexão.

Como a TI (tecnologia da informação) já oferece condições de ajudar os gestores e executivos nessa missão, recomendo-os a ficar atentos aos benefícios que um software de BI (Business Intelligence) ou BA (business analytics) pode lhes oferecer. Não há mais porque ficar consolidando inúmeros relatórios ou compilar dados em complexas planilhas para obter as informações necessárias. Aliás, é comum observar nas empresas que muitas situações que sugerem acompanhamento diário, tem sua frequência reduzida ao acompanhamento mensal em função da demora e complexidade na apuração dos dados que envolvem esse acompanhamento. E só isso já é capaz de gerar perdas significativas, porque os ajustes necessários acabam ficando para o mês seguinte, ao invés de serem feitos imediatamente …

Por outro lado, a adoção de um software de BI proporciona atualizações dentro da frequência necessária e a partir das fontes de dados confiáveis, de forma que os gestores possam fazer sua gestão com base em informações atualizadas continuamente, sem perder tempo com compilação manual dos dados.

Leonardo R. M. Matt, CEO da BXBsoft