Em Artigos

 

BI

Não há mais dúvida sobre a importância da informação no mundo corporativo, tanto de fora como de dentro da empresa. A cada dia que passa as empresas ficam mais dependentes da informação para dar suporte às suas decisões.

O que, no entanto, não há mais é escassez da informação. Pelo contrário, já vivemos em um cenário muitas vezes de excesso. A arte, então, está em como filtrar e selecionar a informação útil, relevante para a operação e para o processo decisório na empresa.

Peter Drucker, guru da administração moderna, já nos deixou como parte de seu legado, uma preciosa dica: “Informação são dados endossados por relevância e sentido”.

O desafio tem ainda alguns desdobramentos: entender o que é relevante, de onde obter a informação, como buscá-la, como entregá-la e o que fazer com ela.

Entender o que é relevante é missão do gestor e para cada organização podem haver informações e indicadores diferentes. O que fazer com a informação normalmente cabe ao gestor, a não ser que o sistema esteja provido de inteligência artificial e robótica, a ponto de tomar decisões e, a partir dela, também já executar ações programadas.

Mas  como buscá-la e como entregá-la pode ser automatizado e otimizado com o uso de software de Business Intelligence (BI), de forma a fazê-lo de maneira mais segura e mais rápida.

E por quê usar um sofware de BI ? Qual o custo disso ? E qual o benefício ?

Bem, o custo pode ser calculado de forma objetiva e relativamente fácil. No entanto, o benefício, na maioria das vezes é subjetivo, porém, inegável e paga muito rapidamente o investimento. O que, sim, é muito perigoso nos dias atuais é não ter a informação (correta e na hora certa) ou ter informação inconsistente, o que pode levar a consideráveis prejuizos.

Portanto, para entender onde dá para reduzir custos sem comprometer a operação, obter insights sobre formas de aumentar o faturamento, conhecer a evolução no nível de inadimplência, produtos rentáveis x deficitários, curva ABC de clientes e fornecedores e tantos outros indicadores relevantes na gestão das empresas, é indispensável o uso de um instrumento formal de BI, por mais simples que seja. O importante é ser ágil, seguro e fácil de usar.

E para dar essa possibilidade a qualquer empresa, de forma acessível e descomplicada, a BXBsoft vem trabalhando continuamente na evolução de suas ferramentas de software de BI, proporcionando a seus clientes e parceiros a adoção de uma solução econômica e, acima de tudo, fácil de usar, de forma a minimizar o custo e maximizar os benefícios.

Julho/2015