Em Cases

 

Fundada em 1995, em Caxias do Sul (RS), a Eletronor é uma empresa voltada à distribuição de equipamentos e produtos para as áreas de automação industrial e componentes elétricos industriais. Incorporada em 2002 pela Sonepar, grupo francês e potência mundial na distribuição de componentes elétricos, a Eletronor cresceu rapidamente, possuindo atualmente filiais em Porto Alegre, Curitiba, Londrina e Rio Grande.

Foto_VariscoSeu sistema de informação está baseado no software de ERP Protheus, da brasileira Totvs, com o qual controla a maioria de suas operações. Para o acompanhamento dos indicadores de desempenho, sentiu necessidade de agregar algum recurso que permitisse visualizar rapidamente as informações gerenciais básicas da empresa. A informação existia, porém, se o processo para obtê-la é trabalhoso e demorado, acaba sendo utilizado com frequência muito menor do que deveria. Muitas vezes, quando se tomava conhecimento de algum fato que sugeria alguma mudança de rumo, o tempo certo para a ação já havia passado. “Corrigir no dia 29 algo que vem sendo feito de forma errada durante o mês inteiro, muitas vezes já não resolve mais”, ilustra o Sr. Carlos Varisco, Diretor de Vendas da empresa.

Outro desafio era padronizar as informações. Cada gerente analisava suas informações com base em referências distintas.

A direção entendeu que um software de Business Intelligence (BI) seria vital para vencer esses desafios e levou a empresa a contratar o BXBwebsuite, ferramenta com interface web, importante para atender os diretores e gerentes que atuam em diferentes cidades.

A implantação foi iniciada pela área de vendas, por ser a empresa essencialmente comercial, mas há consciência de que o software de BI também vai agregar muito na área de compras, logística e financeira.

Implantado na área de vendas, gerou os seguintes benefícios:

– viabilizou o acompanhamento contínuo das vendas em relação às metas anuais e previsões mensais;
– padronizou os critérios de medição;
– permitiu acesso rápido e fácil às informações inerentes à distribuição das vendas por filial, equipe de vendas e produtos; e
– gerou a possibilidade de acessar a informação a partir de dispositivos móveis.

O notório êxito do projeto até aqui, trazendo a esperada agilidade e possibilidade de gerar correções de rumo a tempo, bem como a padronização das informações que agora permite fazer o devido acompanhamento, encoraja a empresa a dar sequência ao projeto, que consiste do atendimento às demandas de outras áreas da empresa.

Em compras, tem-se como objetivo fazer um acompanhamento mais claro do índice de não conformidades e pontualidade nas entregas por fornecedor, como também a eficiência e volume de negociações por comprador.

Na área financeira, o alvo é entender melhor o perfil dos clientes inadimplentes e dos atrasos, com objetivo de orientar provisionamentos e recuperações, e ainda como elemento de melhoria de processos, buscar a diminuição da quantidade de NFs canceladas (normalmente por erro interno).

Segundo o Diretor de Vendas, Carlos Varisco, o “BXBwebsuite vem cumprindo muito bem o seu papel de instrumento corporativo de BI da empresa” e entende que a contratação e implantação dessa ferramenta foi uma decisão acertada. A opção por este software, segundo Varisco, teve como motivos a localização da BXBsoft (fabricante nacional, próximo do cliente) e principalmente a relação custo x beneficio: uma oferta de baixo custo com a entrega dos recursos necessários.

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