Em Notícias

 

O sistema Atestados de Antecedentes Criminais Online (AAC), lançado em setembro, é a nova ferramenta que disponibiliza a emissão dos atestados de antecedentes dos cidadãos que possuem carteira de identidade no Paraná. A Celepar foi a responsável pelo desenvolvimento do novo sistema para o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), criado para substituir o atual modelo implantado nos postos de identificação. Desde a implantação, foram 3.679 solicitações de atestados, desses, 2.514 realizadas pela internet.

O atestado de antecedentes criminais é necessário para assumir cargos públicos ou demais empregos, além de diversas outras situações.

Em consequência dessa necessidade, os solicitantes precisavam se deslocar ou contratar procuradores para ter acesso ao documento. Portanto, a implantação do AAC permite que os requerentes solicitem o atestado, paguem a taxa de recolhimento e recebam o documento sem precisar comparecer a um dos postos de atendimento do IIPR. Dessa forma, o sistema garante ao cidadão menos custos e evita deslocamentos desnecessários, além de agilizar, modernizar e facilitar o processo de emissão.

Os atendimentos nos postos físicos do IIPR para a emissão dos atestados também diminuirão, assim como o tempo de espera, já que são emitidos aproximadamente 200 mil atestados de antecedentes criminais por ano. No entanto, o serviço ainda não está disponível para quem tem RG de outros estados.

O trabalho que a companhia realiza, de acordo com o presidente Jacson Carvalho Leite, segue as orientações do Governo do Estado no sentido de que as ferramentas de tecnologia da informação e comunicação estejam cada vez mais voltadas à melhoria da qualidade de vida dos paranaenses. “Este sistema é mais um exemplo de que esta parceria Instituto de Identificação e Celepar tem como prioridade o cidadão, que passa a receber serviços públicos mais eficazes”.

Como funciona

O Atestados de Antecedentes Criminais Online pode ser acessado através do Portal do IIPR (www.institutodeidentificacao.pr.gov.br). Para emitir o documento, o usuário precisa preencher um formulário de cadastro e em seguida realizar o pagamento da GRPR, que será emitida pelo sistema. No prazo de até 48 horas após a confirmação do pagamento, o requerente pode imprimir o atestado, que permanecerá disponível por 30 dias e poderá ser reimpresso quantas vezes for necessário dentro deste período. Caso o usuário não tenha acesso à internet, poderá solicitar diretamente nos postos do IIPR.

Equipe_Celepar

 

 

 

 

 

 

Equipe Celepar

Alexandre de Oliveira Pereira
Antonio Alexandre Lima de Carvalho
Carlos Henrique Roland
Debora Ruedell
Dulci Leia Sena Ribeiro
Elisabete do Nascimento Pontoni
Jair Fernandes
Jan Antonio Pereira
João Alfredo Knopik Junior
Joice Aparecida Gomes
Karina Paula de Camargo Curcio
Leandro Augusto Mozzato
Leslie Harlley Watter
Patrik Unterstell de Souza Menezes
Rubens Faria de Brito Filho
Vagner Carlos Marcolino Lima

Fonte: Celepar

Leia Também: ParanáTIC 2015